FARO 1540

Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro

FARCUME NO CROWDFUNDING PORTUGAL

FARCUME NO CROWDFUNDING PORTUGAL

A "FARO 1540" já se encontra a preparar a 4ª edição do FARCUME: Festival de Curtas-Metragens de Faro, estando a empenhar-se activamente para que esta seja a maior e melhor edição de sempre. Para já, e a cerca de 4 meses do encerramento ...

FARCUME CHEGA AO BRASIL

FARCUME CHEGA AO BRASIL

O FARCUME: Festival de Curtas-Metragens de Faro, realizado anualmente pela associação “FARO 1540”, vai ter uma extensão no Brasil e será realizada na cidade de Boa Vista no estado de Paraíba. Este projecto surgiu de um conjunto de reuniões que tiveram início em ...

BOOKCROSSING, agora em Faro…

BOOKCROSSING, agora em Faro...

O conceito de BOOKCROSSING está já bem implantado em todas as sociedades modernas. Portugal aderiu mais recentemente a este movimento, mas actualmente encontra-se já em igualdade com os principais países da Europa, representando neste momento uma das maiores correntes a nível Europeu. O BOOKCROSSING ...

Março, mês dos 3 Ws

Março, mês dos 3 Ws

- Workshop de Mandarim (a decorrer durante todo o mês de Março de terça a quinta-feira) - Workshop de Introdução ao mundo da Apicultura (dia 16 de Março das 9h30 às 17h30) - Workshop de Ovos de Chocolate (dia 17 de Março de manhã) Durante ...

Convívio “1540″ – Aberto a Associados

Convívio 1540 - Aberto a Associados

A Faro1540 dispõe a partir de hoje um espaço de lazer dirigido a todos os associados. Este espaço funcionará durante todas as actividades regulares semanais promovidas pela Faro1540, com especial destaque ás terças e sextas-feiras, com eventos temáticos. Público em geral também está convidado ...

MOÇÃO APROVADA EM ASSEMBLEIA-GERAL POR UNANIMIDADE E ACLAMAÇÃO

A "FARO 1540" torna pública na sua página electrónica, a moção que foi aprovada por unanimidade e aclamação na sua última Assembleia-Geral, realizada no passado dia 17 de Dezembro, onde é pedida a devolução a Faro da biblioteca do Bispo do Algarve ...

3º FARCUME – Festival de Curtas-Metragens de Faro

3º FARCUME - Festival de Curtas-Metragens de Faro

A FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, após o sucesso alcançado nas duas  edições anteriores do FARCUME – Festival de Curtas-Metragens de Faro, decidiu organizar a 3ª edição deste Festival de Curtas que ...

UM “LIKE” POR UMA ÁRVORE

UM LIKE POR UMA ÁRVORE

A “FARO 1540″ está a lançar uma campanha ecológica. Por cada “like” nas páginas no Facebook da “Faro 1540” e “Farcume” vamos plantar uma árvore autóctone em terrenos de aptidão florestal. A plantação vai decorrer no âmbito da Semana de Reflorestação Nacional. Colabora clicando ...

ASSOCIADOS

ASSOCIADOS

Para ser um dos associados da "FARO 1540", caso seja proposto por um sócio efectivo, apenas terá que preencher a proposta de associado e anexar uma fotografia. Caso se auto-proponha como associado efectivo, deverá enviar para a "FARO 1540" um pequeno CV ...

ENTREVISTA DO NOSSO PRESIDENTE NO JORNAL DE FARO

ENTREVISTA DO NOSSO PRESIDENTE NO JORNAL DE FARO

A entrevista integral com o presidente da "FARO 1540", Bruno Lage no Jornal de Faro, em: http://www.jornaldefaro.com/?p=889 Proposta de roteiro “Conhecer o concelho de Faro” por parte do entrevistado em:  http://www.jornaldefaro.com/?p=898

GRANDE “ENCHENTE” ONTEM NO FARCUME

Ontem à noite, na 2ª sessão do 1º FARCUME: Festival de Curtas-Metragens de Faro, registou-se uma verdadeira “enchente” na esplanada da Sociedade Recreativa Artística Farense, tendo sido  ultrapassada a fasquia dos 200 espectadores, que puderam assistir à categoria Animação seguida da 2ª meia-final da categoria Ficção.

Na categoria Animação:

1º classificado: Bats in the Belfry (Morcegos no Campanário) de João Alves;
2º classificado: Bruxas de Francisco Lança
*Dada a qualidade destes dois trabalhos, o júri atribuiu ex aquo a estas 2 curtas tendo o voto do publico feito o desempate.

A curta Bats in the Belfry foi exibida recentemente no Fright Fest em Londres e no Animaldiçoados no Rio de Janeiro. João Alves, venceu o prémio Motelx 2010 (melhor curta de terror portuguesa) e o prémio Shortcutz Lisboa – melhor animação. Chegou este ano ao Fantasporto e venceu o prémio para melhor Jovem realizador 2011. Junta agora mais um prémio! A melhor curta na categoria de animação no 1º FARCUME: Festival de Curtas-Metragens de Faro, cidade que João Alves tem no coração e onde passou 5 anos da sua vida a tirar a licenciatura (pré-Bolonha) em Biologia Marinha e Pescas.

Na categoria Ficção, passaram à final, não três, mas sim quatro curtas e que foram:

- Comando de Patrício Faísca e Sonat Duyar;
- Weakest Part de Bernardo Gomes de Almeida;
- Os Últimos Dias de Francisco Manuel Sousa;
- Luzes, Câmara, Tortura de Marco Barbosa e Ricardo Salgado

Na próxima 3ª feira (dia 6 de Setembro – véspera de feriado do dia da cidade), vamos ter a Final da Categoria Ficção, com 8 curtas (em vez das 6 inicialmente previstas) antecedida da categoria Documentário.

Teremos ainda uma homenagem ao actor farense Filipe Ferrer, com a exibição de gravações inéditas de alguns dos seus trabalhos no final deste festival (enquanto se processa a contagem dos votos para decidir o pódio da categoria Ficção).

Recorde-se que as decisões sobre os vencedores em cada categoria e as curtas apuradas para a final da categoria Ficção tem sido repartidas em 60% pelo Júri deste Festival (Adriano Guerra – dirigente da Faro 1540; Rafael Lopes “Rafa”, antigo dirigente e actual colaborador do Cineclube de Faro e Mauro Amaral realizador de cinema e co-realizador do documentário sobre a Praia de Faro, intitulado “Ilha”) e 40% por parte do publico, que tem tido a oportunidade de votar nas suas curtas favoritas no final de cada categoria.

1ª SESSÃO DO FARCUME COM MAIS DE 150 ESPECTADORES

Decorreu na passada 3ª feira (dia 23) 1ª sessão do FARCUME – Festival de Curtas-Metragens de Faro, que contou com a presença de mais de 150 pessoas na esplanada (repleta) da Sociedade Recreativa Artística Farense e já temos resultados:

Na categoria Experimental

Vencedor: “Procurei por ti quando deixei de te ver, ao encontrar-te deixei que desaparecesses” de Max Fernandes

Na meia final da categoria Ficção, não passaram três curtas à final como estava previsto, mas sim quatro. Foram elas (anúncio de forma aleatória ou melhor, pela mesma ordem em que foram exibidas):

- “A Cova” de Luís Alves

- “Senhor X” de Gonçalo Galvão Teles

- “O Risco” de José Pedro Lopes

- “Até ao fim do dia” de Luís Campos Brás

De referir que as curtas que não foram seleccionadas para a final também tiveram uma excelente votação por parte do público e houve emoção na contagem dos votos até ao fim, pois só mesmo nos últimos votos é que ficou definido quais as curtas a passarem para a fase seguinte (a que se juntou depois a decisão do júri, que coincidiu com a opinião do público).

Recorde-se que para além da decisão do Júri (que tem um peso de 60%) o público presente teve a oportunidade de votar nas suas curtas favoritas, tendo a sua opinião um peso de 40% sobre a decisão final.

Na próxima 3ª feira (dia 30) será a vez da exibição dos trabalhos na categoria de Animação seguida da 2ª Meia Final na categoria Ficção.

Tal como a 1ª sessão, a entrada continua a ser livre.

1º FARCUME: FESTIVAL DE CURTAS METRAGENS DE FARO

Depois da recepção de 31 trabalhos, que terminou no passado dia 5, a organização do 1º FARCUME – Festival de Curtas-Metragens de Faro, seleccionou 22 curtas repartidas pelas categorias: Animação, Documentário, Experimental e Ficção e que serão agora exibidas ao público.

Este festival será composto por 3 sessões que serão realizadas nos dias 23 e 30 de Agosto e 6 de Setembro (3ªs feiras), por volta das 23 horas, em Faro, na Esplanada da Sociedade Recreativa Artística Farense e a entrada é livre!

Com actores conhecidos como: Ivo Canelas, Afonso Pimentel, Sara Barros Leitão, Cristóvão Campos, Rita Blanco, Guilherme Filipe, Pedro Barroso, Nuno Brandão, Elisa Lisboa e Maria José Pascoal entre outros, este conjunto de curtas, essencialmente de jovens realizadores e argumentistas nacionais darão a oportunidade aos espectadores de verem e de terem conhecimento dos bons trabalhos que são realizados nesta área em Portugal.

Na 1ª sessão (dia 23) teremos a exibição da categoria Experimental, que se seguirá a 1ª Meia-final da categoria Ficção que fará a selecção das 3 curtas para a Final do dia 6 de Setembro.

Na 2ª sessão (dia 30) será a vez da exibição da categoria Animação, a que se seguirá a 2ª Meia-Final na categoria Ficção que seleccionará mais 3 curtas;

Na 3ª sessão de dia 6, será a vez da categoria Documentário, que se seguirá a final da categoria de Ficção.

A avaliação das curtas será feita pelo voto do público que terá um peso de 40% e pela apreciação do Júri composto por 3 elementos e que terá um peso de 60%.

De referir que as “Pousadas de Portugal”, o “Zoomarine”, o “Aquashow Park Hotel”, o “Zoo de Lagos” e a “Vila Termal das Caldas de Monchique”, juntaram-se à iniciativa, promovida pela associação FAR0 1540, garantido estas entidades os prémios às películas vencedoras.

As curtas a concurso são: Suspiro… ; Volant;  Temperar a Gosto;  Manhã Triste;  A Cova;  Senhor X;  O Risco;  Até ao fim do dia; O Profissional; Procurei por ti quando deixei de te ver, ao encontrar-te deixei que desaparecesses; Bats in the Belfry; Bruxas; Homem da Terra; Reflexo da Mentira; Comando; Weakest Part; Os Últimos Dias; Luzes, Câmara, Tortura; Segunda Oportunidade; Matriz; O Artista Enganchado – Artista Puxa Artista Para Debaixo da Ponte.

Para consultar o programa onde está contido o título dos trabalhos, realizadores/argumentistas e os principais actores é favor clicarem no link FARCUME na coluna direita desta página electrónica, na rubrica correspondente às “Iniciativas FARO 1540″.