FARO 1540

Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro

ASSOCIADOS

ASSOCIADOS

Para ser um dos associados da "FARO 1540", caso seja proposto por um sócio efectivo, apenas terá que preencher a proposta de associado e anexar uma fotografia. Caso se auto-proponha como associado efectivo, deverá enviar para a "FARO 1540" um pequeno CV ...

FARCUME NO CROWDFUNDING PORTUGAL

FARCUME NO CROWDFUNDING PORTUGAL

A "FARO 1540" já se encontra a preparar a 4ª edição do FARCUME: Festival de Curtas-Metragens de Faro, estando a empenhar-se activamente para que esta seja a maior e melhor edição de sempre. Para já, e a cerca de 4 meses do encerramento ...

FARCUME CHEGA AO BRASIL

FARCUME CHEGA AO BRASIL

O FARCUME: Festival de Curtas-Metragens de Faro, realizado anualmente pela associação “FARO 1540”, vai ter uma extensão no Brasil e será realizada na cidade de Boa Vista no estado de Paraíba. Este projecto surgiu de um conjunto de reuniões que tiveram início em ...

ENTREVISTA DO NOSSO PRESIDENTE NO JORNAL DE FARO

ENTREVISTA DO NOSSO PRESIDENTE NO JORNAL DE FARO

A entrevista integral com o presidente da "FARO 1540", Bruno Lage no Jornal de Faro, em: http://www.jornaldefaro.com/?p=889 Proposta de roteiro “Conhecer o concelho de Faro” por parte do entrevistado em:  http://www.jornaldefaro.com/?p=898

NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO

NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO

A “FARO 1540” fiel aos seus princípios e à defesa da língua e cultura portuguesa sempre utilizou a norma ortográfica antiga nas suas comunicações escritas. Chegado ao ano 2013, a “FARO 1540” deliberou em reunião de Direcção manter esta orientação em virtude ...

Março, mês dos 3 Ws

Março, mês dos 3 Ws

- Workshop de Mandarim (a decorrer durante todo o mês de Março de terça a quinta-feira) - Workshop de Introdução ao mundo da Apicultura (dia 16 de Março das 9h30 às 17h30) - Workshop de Ovos de Chocolate (dia 17 de Março de manhã) Durante ...

BOOKCROSSING, agora em Faro…

BOOKCROSSING, agora em Faro...

O conceito de BOOKCROSSING está já bem implantado em todas as sociedades modernas. Portugal aderiu mais recentemente a este movimento, mas actualmente encontra-se já em igualdade com os principais países da Europa, representando neste momento uma das maiores correntes a nível Europeu. O BOOKCROSSING ...

Convívio “1540″ – Aberto a Associados

Convívio 1540 - Aberto a Associados

A Faro1540 dispõe a partir de hoje um espaço de lazer dirigido a todos os associados. Este espaço funcionará durante todas as actividades regulares semanais promovidas pela Faro1540, com especial destaque ás terças e sextas-feiras, com eventos temáticos. Público em geral também está convidado ...

MOÇÃO APROVADA EM ASSEMBLEIA-GERAL POR UNANIMIDADE E ACLAMAÇÃO

A "FARO 1540" torna pública na sua página electrónica, a moção que foi aprovada por unanimidade e aclamação na sua última Assembleia-Geral, realizada no passado dia 17 de Dezembro, onde é pedida a devolução a Faro da biblioteca do Bispo do Algarve ...

3º FARCUME – Festival de Curtas-Metragens de Faro

3º FARCUME - Festival de Curtas-Metragens de Faro

A FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, após o sucesso alcançado nas duas  edições anteriores do FARCUME – Festival de Curtas-Metragens de Faro, decidiu organizar a 3ª edição deste Festival de Curtas que ...

FARO 1540 PRETENDE DINAMIZAR O BOOKCROSSING NO CONCELHO

s14335402141_792507_3437

A FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro decidiu dinamizar o projecto BOOKCROSSING na capital algarvia, cujo lançamento está previsto para o final do mês de Maio.

Segundo esta associação, o conceito de BOOKCROSSING <www.bookcrossing.com> está já bem implantado em todas as sociedades modernas. Portugal aderiu mais recentemente a este movimento, mas actualmente encontra-se já em igualdade com os principais países da Europa, representando neste momento uma das maiores correntes a nível Europeu (sobretudo Lisboa e Porto).

O BOOKCROSSING pode ser definido como um acto de cidadania e de altruísmo que consiste na prática de deixar um livro num local público, para que outros o encontrem, o leiam, o voltem a libertar e assim sucessivamente.

O objectivo deste movimento é fomentar e facilitar o acesso à cultura e especificamente à leitura. Para que isso se torne numa realidade, “libertam-se” livros em locais públicos (como cafés, escolas, bares, bancos de jardim) para que o maior número de pessoas possível os possa ler, em vez de os manterem parados nas suas estantes.

Contudo, Faro, apesar de ser uma das principais cidades do país e ser uma cidade cosmopolita e universitária, não tem este conceito devidamente implantado. Sendo de todo o interesse lançar este movimento com força no nosso concelho.

Numa primeira fase o projecto será suportado por diversas ZOL (Zonas Oficiais de Libertação), onde os interessados (BookCrossers) poderão libertar e levantar novos livros e, posteriormente, quando este conceito estiver bem enraizado na cultura farense proceder-se-à à libertação de livros noutros locais.

A “FARO 1540” começa a partir de hoje e até meados de Maio a recolher livros e apela para que escritores algarvios e farenses se juntem a esta iniciativa e cedam alguns exemplares das suas publicações para este movimento.

Para além disso, faz-se um apelo a toda a população para participar. Assim, as instituições e estabelecimentos que pretendam ter um espaço ZOL, bem como os cidadãos que queiram doar alguns dos seus livros para a iniciativa devem contactar a “FARO 1540” para o efeito, no sítio www.faro1540.org

7 MARAVILHAS NATURAIS DE PORTUGAL

A New 7 Wonders Portugal acaba de divulgar que até ao momento já recebeu mais de 101 mil votos para as “7 Maravilhas Naturais de Portugal” que teve início à cerca de um mês atrás.

No primeiro mês de votação, as 7 Maravilhas mais votadas das 21 Maravilhas a concurso, independentemente da categoria em que se inserem, são: Arquipélago das Berlengas, Grutas de Mira de Aire, Lagoa das Sete Cidades, Paisagem Vulcânica do Pico, Parque Nacional Peneda-Gerês, Portinho da Arrábida e Ria Formosa.

As 7 menos votadas até ao momento são: Algar do Carvão, Furna do Enxofre, Parque Natural da Arrábida, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Ponta de Sagres, Pontal da Carrapateira e Portas de Rodão.A votação pode ser realizada na internet em  http://www.7maravilhas.sapo.pt.

A FARO 1540 desafia todos os seus associados e amigos a registarem-se no site das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e a votarem nas suas preferidas.

MOVIMENTO CÍVICO PLANTAR PORTUGAL

AF Flyer Plantar Portugal Reflorestacao

O movimento cívico Plantar Portugal agendou para 23 a 28 de Novembro a Semana da Reflorestação Nacional, para a qual está a apelar à participação dos municípios e de voluntários.

A data foi avançada pela coordenação nacional (criada por participantes na iniciativa Limpar Portugal), que pede aos portugueses para “plantar com respeito pela biodiversidade e pelas espécies autóctones”.

Segundo Hélio Lopes, um dos promotores, a organização pretende começar já a criar bancos de árvores por concelhos e por equipas que serão depois utilizados na semana nacional.

O representante disse à Lusa que a “plantação massiva” servirá também para compensar os habituais incêndios de Verão.

O Plantar Portugal conta com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade e instituiu este ano o Prémio Árvore de Cristal, entregue no mês passado ao arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles.

A FARO 1540 pretende participar activamente neste projecto e desafia todos os seus associados a juntarem-se e esta causa e a procederem de imediato à sua inscrição no site: www.plantarportugal.org

JANTAR CONFERÊNCIA “TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE”

No próximo Sábado (dia 17), a FARO 1540 vai organizar mais um Jantar Conferência desta feita no Restaurante “Gengibre e Canela“, situado na Baixa de Faro, na Travessa da Mota, n.º 10

Será servida uma ementa vegetariana que sem dúvida será bem diferente do que estamos habituados a degustar nos restaurantes tradicionais.

Para além dos evidentes benefícios para a saúde, estudos indicam que a dieta vegetariana é a melhor forma de reciclagem de elementos e energia necessários para a sobrevivência do nosso planeta. As árvores, por exemplo, não apenas consomem o dióxido de carbono produzido, bem como produzem através da fotossíntese, o oxigénio e a energia necessários para nossa sobrevivência. As árvores também reduzem a temperatura na Terra e cada uma delas é capaz de produzir de forma indirecta centenas de litros de água por dia.

Neste sentido e porque este ano comemora-se o Ano Internacional da Biodiversidade foi decidido realizar uma refeição num restaurante vegetariano numa acção simbólica de alerta para os excessivos e insustentáveis consumos de recursos e de energia na produção de um quilo de carne.

Após a refeição teremos uma conferência sobre TDT – Televisão Digital Terrestre a cargo do nosso Vice-Presidente Nuno Antunes que nos elucidará sobre esta nova tecnologia e as implicações que terá no nosso quotidiano.

As inscrições para este jantar terminam no dia 15 (5ª feira).

thumb_tdt130x130

BOLETIM INFORMATIVO

Imagem_Boletim

Depois da boa aceitação junto dos nossos associados do projecto experimental, encontra-se disponível a partir de hoje o n.º 1 do Boletim Informativo da associação FARO 1540 referente ao 1º Trimestre de 2010.

Poderão consultar este documento (bem como o n.º zero) clicando na gravura correspondente, no cimo da coluna direita desta página electrónica.

Boa leitura!