FARO 1540

Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro

Convívio “1540″ – Aberto a Associados

Convívio 1540 - Aberto a Associados

A Faro1540 dispõe a partir de hoje um espaço de lazer dirigido a todos os associados. Este espaço funcionará durante todas as actividades regulares semanais promovidas pela Faro1540, com especial destaque ás terças e sextas-feiras, com eventos temáticos. Público em geral também está convidado ...

ASSOCIADOS

ASSOCIADOS

Para ser um dos associados da "FARO 1540", caso seja proposto por um sócio efectivo, apenas terá que preencher a proposta de associado e anexar uma fotografia. Caso se auto-proponha como associado efectivo, deverá enviar para a "FARO 1540" um pequeno CV ...

ENTREVISTA DO NOSSO PRESIDENTE NO JORNAL DE FARO

ENTREVISTA DO NOSSO PRESIDENTE NO JORNAL DE FARO

A entrevista integral com o presidente da "FARO 1540", Bruno Lage no Jornal de Faro, em: http://www.jornaldefaro.com/?p=889 Proposta de roteiro “Conhecer o concelho de Faro” por parte do entrevistado em:  http://www.jornaldefaro.com/?p=898

MOÇÃO APROVADA EM ASSEMBLEIA-GERAL POR UNANIMIDADE E ACLAMAÇÃO

A "FARO 1540" torna pública na sua página electrónica, a moção que foi aprovada por unanimidade e aclamação na sua última Assembleia-Geral, realizada no passado dia 17 de Dezembro, onde é pedida a devolução a Faro da biblioteca do Bispo do Algarve ...

NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO

NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO

A “FARO 1540” fiel aos seus princípios e à defesa da língua e cultura portuguesa sempre utilizou a norma ortográfica antiga nas suas comunicações escritas. Chegado ao ano 2013, a “FARO 1540” deliberou em reunião de Direcção manter esta orientação em virtude ...

3º FARCUME – Festival de Curtas-Metragens de Faro

3º FARCUME - Festival de Curtas-Metragens de Faro

A FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, após o sucesso alcançado nas duas  edições anteriores do FARCUME – Festival de Curtas-Metragens de Faro, decidiu organizar a 3ª edição deste Festival de Curtas que ...

FARCUME CHEGA AO BRASIL

FARCUME CHEGA AO BRASIL

O FARCUME: Festival de Curtas-Metragens de Faro, realizado anualmente pela associação “FARO 1540”, vai ter uma extensão no Brasil e será realizada na cidade de Boa Vista no estado de Paraíba. Este projecto surgiu de um conjunto de reuniões que tiveram início em ...

Março, mês dos 3 Ws

Março, mês dos 3 Ws

- Workshop de Mandarim (a decorrer durante todo o mês de Março de terça a quinta-feira) - Workshop de Introdução ao mundo da Apicultura (dia 16 de Março das 9h30 às 17h30) - Workshop de Ovos de Chocolate (dia 17 de Março de manhã) Durante ...

BOOKCROSSING, agora em Faro…

BOOKCROSSING, agora em Faro...

O conceito de BOOKCROSSING está já bem implantado em todas as sociedades modernas. Portugal aderiu mais recentemente a este movimento, mas actualmente encontra-se já em igualdade com os principais países da Europa, representando neste momento uma das maiores correntes a nível Europeu. O BOOKCROSSING ...

FARCUME NO CROWDFUNDING PORTUGAL

FARCUME NO CROWDFUNDING PORTUGAL

A "FARO 1540" já se encontra a preparar a 4ª edição do FARCUME: Festival de Curtas-Metragens de Faro, estando a empenhar-se activamente para que esta seja a maior e melhor edição de sempre. Para já, e a cerca de 4 meses do encerramento ...

FARO 1540 ALERTA PARA SITUAÇÃO DE PRÉDIO NA BAIXA DE FARO

A “FARO 1540″ vem pelo presente comunicado manifestar a sua discordância e o seu desagrado com os acabamentos verificados no recente prédio reconstruído na baixa da cidade de Faro, na intersecção entre a Rua de Santo António e a Rua 1º de Dezembro.

A “FARO 1540″ não pode aceitar que em 2010 continuem a surgir edifícios que descaracterizam a envolvência arquitectónica da baixa farense, repetindo-se os mesmos erros que foram cometidos no passado onde existia uma menor sensibilidade e conhecimento sobre a importância de preservar o traço arquitectónico da identidade e da história do nosso património. Sobretudo quando um pouco por toda a Europa se vê investimentos de avultadas importâncias na recuperação e valorização de fachadas e de edifícios antigos nas zonas mais nobres das cidades.

Neste sentido, a “FARO 1540″ apela para que o bom senso impere e sugere que sejam alteradas algumas das características deste prédio nomeadamente: a substituição da cor amarelo berrante por um tom mais suave; a colocação de cantarias ou molduras em pedra nas janelas; a adaptação destas ao traçado das janelas dos prédios contíguos; e na colocação de algumas sacadas típicas de forma a suavizar ao máximo o impacto visual e devolver ao prédio algumas das características da envolvente onde está inserido.

F1540 010

F1540 011

F1540 009

 

edificio

Edifício original que ocupava este espaço onde agora se encontra o prédio amarelo

FARO 1540 comemorou o seu 1º Aniversário recordando Faro nos Anos 70

A “FARO 1540” comemorou no passado dia 12 o seu 1º Aniversário com a realização no Salão Nobre da Sociedade Recreativa Artística Farense de uma Mostra de Slides de “Faro nos Anos 70”, tendo como comentadores convidados Fernando Leitão Correia, Fernando Grade e Bruno Lage. Após este Slide Show efectuou-se um participativo e animado debate sobre a “Evolução de Faro nos últimos 35 anos”, tendo sido realçados vários aspectos positivos e negativos da nossa cidade e concelho.

Imagem 010

Dos vários aspectos abordados realçou-se a fraca ligação de Faro com a Ria Formosa que até há poucos anos era vista como um “pântano” junto da cidade, sem valor de maior, onde eram debitados sem qualquer tipo de tratamento os esgotos domésticos e industriais e onde eram depositados lixos e entulhos diversos. Os slides mostrados evidenciaram de uma forma muito clara esta realidade.

Imagem 029

Foi também relembrado que foi precisamente há cerca de 30/40 anos que começaram a florescer na cidade um conjunto de edifícios totalmente desfasados da malha urbana e que rapidamente promoveram uma descaracterização profunda do traço urbano e arquitectónico de Faro.

Imagem 041

Como fruto desta política de ordenamento do território altamente permissiva, Faro aos poucos, foi-se tornando “standarizada”, quer ao nível arquitectónico, quer ao nível do comércio com o surgimento dos Centros Comerciais e das grandes lojas internacionais e mais recentemente com as lojas chinesas que promovem uma concorrência desleal que “matam” o já débil comércio local.

Imagem 033

Por outro lado, a especulação imobiliária foram aos poucos empurrando os jovens casais e as franjas mais jovens da sociedade para a periferia da cidade, onde a oferta de apartamentos a preços mais acessíveis são uma realidade. Assim, o centro da cidade começa a envelhecer e a desertificar-se e a transformar-se numa “cidade fantasma”, onde impera a insegurança, o abandono e a degradação de centenas de edifícios. Para tentar inverter este fenómeno também denominado “Efeito Donut” será necessário investir milhões de Euros, despesa essa que não seria necessária se houvesse no seu devido tempo um planeamento urbanístico bem pensado e sobretudo bem aplicado.

Imagem 022

Tal como se pode observar nos slides exibidos, Faro há quase 40 anos e apesar de ter praticamente metade da população que tem hoje, tinha uma baixa, dinâmica, alegre e “cheia” de pessoas, coisa que não acontece actualmente. Para alem dos problemas identificados, os participantes no debate também referiram a falta de adaptação do comércio local ao novo ritmo de vida, sendo premente a existência de novos horários de funcionamento das lojas, restaurantes e cafés e pela existência de uma estratégia de marketing mais apelativa e agressiva.

Imagem 026 

A “FARO 1540” agradece á Sociedade Recreativa Artística Farense que mais uma vez colaborou prontamente com a nossa associação na organização deste evento e a Tiago Botelho que amavelmente cedeu os equipamentos indispensáveis para a projecção dos slides.

Mais desenvolvimentos no próximo Boletim Informativo.

MOSTRA DE SLIDES “FARO NOS ANOS 70″

Slide_ShowF1540

A “FARO 1540” – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro vai completar no próximo dia 12 (6ª feira) o seu primeiro ano de existência.

Para assinalar esta data, a “FARO 1540” vai levar a efeito neste dia (6ª feira – dia 12) na Sociedade Recreativa Artística Farense, a partir das 22h30, a projecção de um conjunto de slides oriundos do espólio fotográfico de Hélder de Azevedo, que retratam Faro nos finais dos anos setenta.

Assim, a sessão que terá entrada livre, contará com a apresentação de várias imagens de pontos emblemáticos da cidade e do concelho destacando-se a doca de recreio, o aeroporto, a praia de Faro, a Rua de Santo António, a baixa da cidade e a sua actividade comercial, sendo acompanhados por uma tertúlia onde serão debatidas as evoluções positivas e negativas que se verificaram nesta cidade ao longo dos últimos anos.

Faro_ICarmo

JANTAR CONFERÊNCIA: PRAIA DE FARO

Imagem_028

Realizou-se no passado sábado (dia 27), no restaurante “O Vinhão” mais um jantar conferência da associação “Faro 1540″, subordinado ao tema “A Gestão e Ordenamento da Praia de Faro“, tendo tido como conferencista o nosso presidente da Direcção, Bruno Lage –  Engenheiro do Ambiente e Mestre em Gestão e Políticas Ambientais, que apresentou um resumo da sua tese de mestrado “Aplicação do Método de Avaliação Contingente ao caso da Praia de Faro” elaborada na FCT/UNL.

Imagem_004

Durante o repasto decorreu também uma Assembleia-Geral relativa à apreciação e discussão do relatório de contas e do relatório de actividades de 2009, tendo os referidos documentos sido aprovados por unanimidade. Houve ainda a oprtunidade de se celebrar mais um protocolo de cooperação, que trará vantagens e descontos para os nossos associados.

Imagem_002

A “Faro 1540″ agradece o apoio da empresa “Mega Flop” pela disponibilização dos meios audiovisuais que foram utilizados durante esta actividade.

Imagem_030

Mais desenvolvimentos no próximo Boletim Informativo.

BOLETIM INFORMATIVO

Imagem_Boletim

A associação “FARO 1540″ conta a partir de hoje com um Boletim Informativo de periodicidade trimestral que visa essencialmente relatar de forma resumida as actividades desenvolvidas por esta colectividade. Para além disso, este Boletim vai contemplar um espaço especifico para todos os associados poderem publicar os seus artigos de opinião relacionados com as diferentes temáticas que os objectivos desta associação contemplam.

Apesar de ter periodicidade trimestral o número zero (edição experimental) deste novo veículo de comunicação excepcionalmente não cumpre  esta regra, referindo-se às iniciativas levadas a efeito ao longo de 2009.

Para consultarem o Boletim Informativo online deverão fazer o download do referido documento que está disponibilizado no canto superior direito desta página electrónica.

Boa leitura!

O Presidente da Direcção

Bruno Lage